Visão sobre a economia brasileira na pandemia de Covid-19

A partir de dados fornecidos pelo google, fazer uma comparação entre dados de novos casos, mortes, quantidade transito e trabalho com o objetivo de descrever o momento atual da economia brasileira.

Fagner Morais Dias
3 min readOct 2, 2020

Contexto Geral

Assim como o resto do planeta, durante a pandemia de Covid-19, a economia brasileira se viu em uma sinuca de bico, onde por um lado poderia ignorar a pandemia e continuar sua mesma postura de antes da Covid-19, podendo gerar inúmeros novos casos da doença, devido o contato diário de pessoas, ou fechar setores não essenciais e vê a economia ser abalada durante a pandemia e não auxiliar na criação de novos casos, ajudando assim a diminuir o pico no gráfico de novos casos. Contudo não houve um consenso entre o governo federal com os governantes de cada estado, além de haver divergências de pensamentos e ações entre os vários ministros da saúde, que foram substituídos durante o período de pandemia, e o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, gerando uma situação, no mínimo confusa, de combate a doença gerando uma quantidade total de 4.847.092 casos confirmado de Covid-19 e 144.680 mortes até a data de 02/10.

Após quase 7 meses do inicio da pandemia, O Brasil teve uma queda no PIB de 9,7% durante o segundo trimestre enquanto que no primeiro trimestre a queda foi de 2,5%.

fonte: IBGE

Retomada inicial

Contudo, segundo dados do Google as atividades de transporte e trabalho, dos estados brasileiros que possuem maior PIB, vem aumentando. Essa crescente pode indicar uma tentativa da retomada da normalidade sobre a economia brasileira.

Quantidade de transito. Fonte: Google

A quantidade de transito nos estados, indica uma maior movimentação de meios de transportes, de maneira mais regular, indicando uma maior quantidade de pessoas saindo de suas casas e de seu isolamento. Já em relação as estações de trabalho, seu aumento indica uma volta de pessoas aos seus trabalhos, ou a utilização de workplaces comuns, deixando assim de realizarem seus trabalhos em suas casas. Consequentemente a quantidade de pessoas em isolamento em suas casa diminui.

Ocupação em workspaces. Fonte: Google

A volta das pessoas aos trabalhos e as ruas é importante para fazer a economia brasileira voltar a crescer e dá a possibilidade do Brasil ter o PIB novamente positivo e fazer o país crescer.

Riscos associados

Porém, com a falta de uma vacina para gerar imunidade na população de maneira geral e a volta das pessoas as ruas, realizando aglomerações, há a possibilidade de uma nova crescente nos casos acontecer. Para evitar essa situação é preciso seguir as recomendações de usar mascaras, lavar as mãos e manter o distanciamento entre pessoas. Mais recomendações no link.

Referencias

--

--